Mundo

Presidente do México comemora acordo migratório com os EUA

Embora tenha demonstrado esperança quanto à medida, López Obrador lembrou que "compromissos se cumprem"

[Presidente do México comemora acordo migratório com os EUA]
Foto : Presidência do México

Por Juliana Rodrigues no dia 09 de Junho de 2019 ⋅ 12:40

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, comemorou, ontem (8), o acordo migratório firmado com o presidente norte-americano Donald Trump, que evitou a imposição de tarifas dos Estados Unidos aos produtos mexicanos. No entanto, ele avisou que "compromissos se cumprem". 

Obrador participou do "Ato de unidade em defesa da dignidade do México e em favor da amizade com o povo dos Estados Unidos" realizado na cidade fronteiriça de Tijuana. Além de membros do governo, quase todos os 32 governadores do país e representantes do Congresso estavam presentes no evento.

O presidente afirmou que a ameaça de taxação por parte dos Estados Unidos colocava o México "em uma situação muito difícil, muito desconfortável" e que, caso as tarifas tivessem sido impostas, ele teria que aplicar "as mesmas medidas" a "certos bens dos Estados Unidos".

O acordo estabeleceu a colocação de 6 mil membros da Guarda Nacional mexicana para controlar a fronteira do país com a Guatemala e acolher os imigrantes que procuram asilo nos Estados Unidos enquanto o pedido não é resolvido. O deslocamento militar começou na quinta-feira (6), véspera do anúncio do acordo.

Notícias relacionadas