Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Justiça

Olavo de Carvalho perde ação na Justiça contra Caetano Veloso

Na queixa-crime, Olavo alegou que Caetano teve "má-fé" na interpretação de suas palavras em artigo publicado na Folha

Olavo de Carvalho perde ação na Justiça contra Caetano Veloso

Foto: Reprodução

Por: Adelia Felix no dia 12 de junho de 2019 às 18:56

O juiz José Zoéga Coelho, do Juizado Especial Criminal de São Paulo, absolveu “sumariamente” o cantor Caetano Veloso das acusações de ofensa à honra do professor Olavo de Carvalho. As informações são do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

Na decisão, tomada na terça-feira (11), o juiz afirmou que Olavo “é pessoa que ganhou projeção pública e, como tal, naturalmente se expõe a críticas das mais diversas (procedentes ou não, válidas ou não, com viés puramente ideológico ou não e etc). Mas da crítica das ideias ao ataque específico à honra (este último objeto de tutela penal) há distância imensa”. 

O guru bolsonarista ajuizou a ação, em fevereiro deste ano, alegando que o artista, em artigo publicado na Folha de São Paulo, em outubro do ano passado, havia praticado contra ele os crimes de “calúnia, injúria e difamação”. Na publicação, Caetano criticava um post feito por Olavo às vésperas do segundo turno das eleições. O compositor apontava um “autoritarismo matador” e descrevia o guru bolsonarista como um “sub-Heidegger do nosso sub-Hitler”. 

Na queixa-crime, Olavo alegou que Caetano teve "má-fé" na interpretação de suas palavras. Na petição, o advogado dele, Francisco Carlos Cabrera, referiu-se ao artista como “canalha” e “delinquente travestido de colunista”.