Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 26 de novembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Jornal da Metropole

/

Metropole celebra bicentenário da Independência na Bahia com entrevistas, série e cobertura especial

Jornal Metropole

Metropole celebra bicentenário da Independência na Bahia com entrevistas, série e cobertura especial

No próximo domingo (2), Metropole terá transmissão especial com equipes no estúdio e nas ruas, das 7h às 9h

Metropole celebra bicentenário da Independência na Bahia com entrevistas, série e cobertura especial

Foto: Sidney Falcão/Metropress

Por: Bélit Loiane no dia 29 de junho de 2023 às 13:06

Atualizado: no dia 06 de julho de 2023 às 10:12

Reportagem publicada originalmente no Jornal Metropole em 29 de junho de 2023

Apesar de seus 23 anos, a radinha é uma novinha que sabe preservar a memória do povo baiano. Prova disso é que, entre os meses de abril e junho, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o Grupo Metropole produziu um conjunto de conteúdos sobre o 2 de Julho. A rádio, o portal Metro1, este próprio Jornal Metropole e nossas redes sociais foram inundadas por entrevistas e produções especiais para reconhecer a importância da data.

Nas páginas

No Jornal Metropole, nossa redação preparou uma série especial com curiosidades, histórias pouco contadas e até a repercussão do 2 de Julho na cultura e nas artes baianas. Ao todo, foram 11 matérias, indo do imponente Monumento do Cabloco até o músico e tocador de tambor que se tornou o primeiro herói-mártir da Bahia.

Nas telinhas

A série “2 de Julho - A verdadeira independência do Brasil”, exibida no canal do Youtube do Metro1 e na própria Rádio Metropole, contou com 12 episódios, lançados semanalmente. Com produção e apresentação do professor de história e comediante Matheus Buente, a série apresentou a história e os bastidores das lutas que levaram ao 2 de Julho com o típico humor baiano. Somados, os episódios chegaram a quase um milhão de visualizações no Instagram da radinha. Entre as histórias contadas, estão o surgimento do Caboclo como símbolo da liberdade, a trajetória de Maria Quitéria e a decisão da cidade de Cachoeira de se autoproclamar independente.

Nas ondas

Dando espaço para que os especialistas falem sobre a data, a Rádio Metropole realizou entrevistas com pesquisadores do fato histórico. Só nesta última semana, ao menos dois entrevistados por dia falaram sobre o marco histórico nos microfones da radinha. Entre os profissionais ouvidos, está o escritor e jornalista Nelson Cadena, que derrubou mitos sobre a festa cívica e ressaltou que a participação popular demorou a acontecer na comemoração da data.

O historiador Jaime Nascimento foi outro que contribuiu com seu conhecimento. Durante bate-papo na Metropole, Jaime reclamou da importância que o 2 de Julho vem recebendo. Para ele, tanto autoridades governamentais quanto instituições culturais não estão concedendo a relevância necessária às celebrações da data.

Historiadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Lilia Schwarcz também falou sobre o 2 de Julho nos microfones da radinha. Em conversa com o âncora Mário Kertész, ela relembrou como o eixo Rio-São Paulo manipulou a história da Independência Brasileira para se colocar como protagonista.