Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Cultura

Contra ativismo, direção da Ancine é transferida para Brasília

Segundo Bolsonaro, não é possível permitir ativismo em respeito às famílias

Contra ativismo, direção da Ancine é transferida para Brasília

Foto: Wilton Júnior

Por: Metro1 no dia 18 de julho de 2019 às 20:04

A transferência da direção da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para Brasília foi confirmada pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra. O restante dos funcionários, segundo ele, ficariam no Rio de Janeiro. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com a reportagem, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendeu a transferência da Ancine devido ao suposto “ativismo” na produção de filmes brasileiros, citando como exemplo o filme “Bruna Surfistinha”, que narra a história de uma ex-garota de programa. Bolsonaro falou sobre o assunto durante evento de comemoração pelos 200 dias de governo.

“Agora há pouco, o Osmar Terra e eu fomos para um canto e nos acertamos. Não posso admitir que, com dinheiro público, se façam filmes como o da Bruna Surfistinha. Não dá. Ele apresentou propostas sobre a Ancine, para trazer para Brasília. Não somos contra essa ou aquela opção, mas o ativismo não podemos permitir, em respeito às famílias, uma coisa que mudou com a chegada do governo”, disse o presidente.

Nesta quinta, Bolsonaro assinou a transferência do Conselho Superior de Cinema, responsável pela política nacional de audiovisual, do Ministério da Cidadania para a Casa Civil.