Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Claudio Marques compara Bolsonaro com Collor após possível fim da Ancine

Cultura

Claudio Marques compara Bolsonaro com Collor após possível fim da Ancine

Cineasta alerta que, se a agência for destituída, o setor do cinema nacional ficará desestruturado

Claudio Marques compara Bolsonaro com Collor após possível fim da Ancine

Foto: Reprodução/ Papo de Cinema

Por: Juliana Almirante no dia 18 de julho de 2019 às 12:20

O comentarista da Rádio Metrópole e cineasta Claudio Marques comparou o presidente Jair Bolsonaro com o ex-presidente Fernando Collor, ao avaliar a notícia de que o mandatário brasileiro estuda acabar com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

"Só para nosso ouvinte ter uma ideia, antes a gente tinha a Embrafilme e o governo (do ex-presidente Fernando) Collor acabou com o Embrafilme em 1990. A  Embrafilme foi criada em 1969 durante o governo militar. Collor tinha pauta moralista assim como Bolsonaro e jogou grande parte da sociedade contra os artistas naquela época. É a segunda vez na minha vida que estou vendo um movimento parecido", afirmou Claudio, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (18). 

Claudio recorda que a Ancine foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 2001, e nos últimos 18 anos, o cenário do cinema nacional mudou muito.

"Nos anos 2000, a gente não tinha filmes brasileiros nos principais festivais do mundo. Depois de tanto investimento por parte do Estado, não existe hoje mais um festival sem cinema brasileiro. Hoje o cinema brasileiro é reconhecido pela qualidade e pela originalidade", explicou.

Ele alerta que, se a Ancine for destituída, o setor do cinema nacional ficará desestruturado e isso levará a uma onda de desemprego na área.

"Destruir é muito mais fácil do que construir", defende.