Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 04 de abril de 2024

Cultura

Lanny Gordin, o Jimi Hendrix brasileiro, está com a síndrome de Guillain–Barré

Considerado um mestre por nomes como Pepeu Gomes, ele já acompanhou artistas como Caetano Veloso, Jards Macalé e Elis Regina

Lanny Gordin, o Jimi Hendrix brasileiro, está com a síndrome de Guillain–Barré

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 17 de julho de 2019 às 14:10

O guitarrista Lanny Gordin, um dos mais importantes músicos do país, está sumido da cena paulistana, onde sempre foi figurinha carimbada. O motivo foi explicado hoje (17), no perfil do artista no Facebook. "Sempre se pergunta aqui no face sobre o Lanny. Querem saber onde ele anda e o motivo dele estar sumido. Na verdade, o Lanny está doente há quase três anos. Ele está acamado e não consegue andar por causa de uma dor no pescoço muito forte resultado de uma doença. Tudo começou quando ele foi acometido da síndrome de Guillan Barre", diz a postagem.

Ainda de acordo com a publicação, assinada por Cris, ou Maria Cristina Zucchi, esposa do guitarrista considerado o Jimi Hendrix da Tropicália, Lanny está sendo medicado para "diminuir a dor, para que ele possa voltar a fazer fisioterapia e voltar para sua vida normal". 

Lanny Gordin, hoje com 67 anos, foi recentemente homenageado no filme "Inaudito" (2017), do cineasta paulistano Gregorio Gananian. O longa tem locações em Xangai, onde o artista nasceu. Lanny é considerado mestre por guitarristas como Pepeu Gomes e já acompanhou Caetano Veloso, Gal Costa, Chico César, Elis Regina e Jards Macalé, entre outros artistas. 

Sua discografia solo é composta dos álbuns "Lanny Gordin" (2001), "Projeto Alfa" - volumes I e II (2004), "Duos" (2006) e "Lanny Duos" (2007). Em 2012, ele foi incluído na lista "30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão" da revista Rolling Stone Brasil.