Cultura

Alunos da Escola de Teatro da Ufba rebatem acusações de professora; veja vídeo

Em vídeo gravado por outro ângulo, a docente ainda é acusada de racismo

[Alunos da Escola de Teatro da Ufba rebatem acusações de professora; veja vídeo]
Foto : Reprodução / Facebook

Por Daniel Brito no dia 10 de Junho de 2019 ⋅ 18:06

Alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) rebateram as acusações feitas pela professora Deolinda França que, na semana passada, usou seu perfil no Facebook para denunciar uma suposta agressão praticada contra ela por um estudante da instituição.

Em um vídeo publicado na rede social pelo perfil da organização Dandara Gusmão, formado por estudantes da Etufba, é possível ver alunos protestando contra a peça "Sob as Tetas da Loba", apresentada no Teatro Martin Gonçalves. Na ocasião, eles consideraram que o texto do espetáculo, de autoria de Jorge Andrade (1922-1984), tinha viés racista.

Nas imagens divulgadas, por um outro ângulo, o estudante Dêvid Gonçalves, acusado por Deolinda, toma o celular de sua mão, que estava gravando as manifestações, e pede para ela parar, sem sinais de agressão, o que confronta a versão apresentada por Deolinda.

Em meio a diversos gritos de outras pessoas presentes na situação, o estudante ainda acusa a docente de ter um histórico de comportamentos inadequados contra outros alunos da instituição. "Essa professora sempre procura uma forma para fazer com que pessoas pretas sejam extirpadas. Precisa ser rechaçada, sim. Humilha estudantes, humilha várias pessoas. Todo mundo sabe disso", afirma Dêvid, no vídeo.

Veja o vídeo:

Notícias relacionadas