Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cultura

Casa do Benin celebra 33 anos com programação online

Os eventos reúnem Lazzo Matumbi, Arlete Soares, Jorge Washington e outros

Casa do Benin celebra 33 anos com programação online

Foto: Fabio Marconi / Divulgação

Por: James Martins no dia 06 de maio de 2021 às 10:21

A Casa do Benin, que completa 33 anos nesta quinta-feira (6), será celebrada com uma série de eventos online promovida pela Fundação Gregório de Mattos em seu canal no YouTube. Inaugurada em maio de 1988, pelo prefeito Mário Kertész, a casa projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi visa o estreitamento da relação entre os dois países através da capital baiana e guarda cerca de 150 peças originárias do Golfo do Benin, trazidas por Pierre Verger de suas inúmeras viagens à África.  

A programação comemorativa começa hoje, com o lançamento do catálogo “Casa do Benin na Bahia”, às 19h. O evento é organizado pelos artistas e pesquisadores Lucas Feres e Lucas Lago, resultado da proposta contemplada no Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, Lei Aldir Blanc. O projeto foi criado a partir de pesquisas da criação, acervo, da arquitetura e outros temas, e terá a participação do presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

Já no sábado (8), às 12h, é a vez do projeto "Culinária Musical – Especial de Aniversário da Casa do Benin", sob o comando do afrochef Jorge Washington. Os convidados são os cantores Lazzo Matumbi e Denise Correia, além da escritora Mel Adún, que vai fazer o pré-lançamento da coletânea Quilombellas Amefricanas.

No dia 18 (terça), às 19h, acontecerá o Sarau do Benin, em homenagem ao Dia Internacional dos Museus. O evento virtual, que também integra as festividades de aniversário da Casa, promoverá intervenções de poesia, música e dança, com Lucas de Matos e participação de Jovina Souza, Dejanira Rainha, Adriele do Carmo, Marcelo Ricardo, Dandara Black, Amilton Lino, Tainara Pereira, Márcia Andrade e Meniky Mos.

Por fim, no dia 25 (terça), às 10h, Dia da África, será lançado o vídeo “Com a Palavra: Arlete Soares”, dando continuidade ao projeto Espaços Culturais na Rede, com depoimento de uma das figuras mais importantes para a criação e difusão da Casa do Benin, a fotógrafa e editora que criou a Corrupio.