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VLT do Subúrbio custará quase 250% a mais do que previsto e prazo de obra é estendido em 15 anos

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VLT do Subúrbio custará quase 250% a mais do que previsto e prazo de obra é estendido em 15 anos

Contrato foi atualizado com aditivos que passaram de R$ 1,5 bilhões para R$ 5,2 bilhões preço de intervenção

VLT do Subúrbio custará quase 250% a mais do que previsto e prazo de obra é estendido em 15 anos

Foto: Divulgação - Skyrail

Por: Metro1 no dia 10 de março de 2022 às 17:56

O VLT do Subúrbio, em Salvador, terá um valor 247% maior do que o inicialmente previsto, segundo uma informação divulgada nesta quarta-feira (9) em uma audiência pública na Câmara Municipal de Salvador. Na ação, foi apresentado o contrato atualizado, com aditivos que passaram de R$ 1,5 bilhões para R$ 5,2 bilhões o preço da obra com participação do governo da Bahia.

Segundo um ofício da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) enviado aos vereadores Claudio Tinoco (Democratas) e Orlando Palhinha (Democratas), o prazo da intervenção ainda foi estendido em 15 anos. Nele, a pasta admitiu o atraso nos prazos previstos para a conclusão do VLT e informou que ainda está analisando um cronograma, sem anunciar uma nova previsão. O limite de execução da obra é de 2 anos e 3 meses.

A secretaria também afirmou que foi feita a inclusão de um aditivo ao contrato em fevereiro de 2020 para “dentre outros objetivos autorizar a Concessionária a implantar e, posteriormente, operar a Fase 2 do VLT do Subúrbio, destinada à sua integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL)”.

Na Parceria Público Privada (PPP), o governo vai arcar, com as mudanças, R$ 390 milhões na implantação do veículo. Isso significa um aumento de R$ 290 milhões no investimento inicial da administração estadual. Além disso, está previsto o pagamento de mais R$ 152 milhões após o início da operação do sistema.