Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Cidade

Após reclamações, Salvador vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

De acordo com Leo Prates, a intenção do novo cadastro, através do portal Hora Marcada, é acelerar a imunização no interior da Bahia

Após reclamações, Salvador vai abrir cadastro de segunda dose para quem se vacinou em outros municípios

Foto: Reprodução YouTube

Por: Geovana Oliveira no dia 15 de outubro de 2021 às 18:30

Salvador vai disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira (18), mil vagas de vacinação na plataforma Hora Marcada para pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no interior da Bahia ou em outros estados. A informação foi dada pelo secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (15).

Os soteropolitanos têm reclamado de não estarem conseguindo tomar as doses - dentre a segunda e a terceira - que têm direito, por terem iniciado o esquema vacinal em outro município. Na tarde desta sexta, o Metro1 mostrou a história de Zildete Barreto, 77 anos, que não consegue tomar a terceira dose porque iniciou o seu esquema vacinal em São Paulo. Zildete é de Salvador, mas estava na casa da filha, que mora em outro estado. 

De acordo com Prates, a intenção do novo cadastro, através do portal Hora Marcada, é acelerar a imunização no interior da Bahia, em uma parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). No entanto, vai funcionar também para quem iniciou a vacinação em outros estados. 

Até o momento, é necessário abrir um pedido na ouvidoria para realizar o cadastro na plataforma da Prefeitura de Salvador e completar a vacinação. "A gente tem falado com a ouvidoria diariamente e até agora a prefeitura não processou esse cadastro e não tem uma data para ela tomar essa vacina", se queixou Evie, filha de Zildete. 

O link da Hora Marcada, que estará disponível a partir de segunda, contudo, ainda não vai abranger a terceira dose. Segundo o secretário de Saúde, as mil doses de vacina liberadas pela Sesab serão destinadas às aplicações da segunda dose em Salvador. 

"Conseguimos graças a trabalho com a Sesab acelerar o processo e podemos dar a resposta ao cidadão", diz Prates. "Vai iniciar com a segunda dose porque nós não recebemos uma quantidade expressiva de terceira dose ainda do Ministério da Saúde", afirma.