
Brasil
Cineasta Cacá Diegues morre no Rio de Janeiro, aos 84 anos
Ao longo de sua carreira o cineasta dirigiu mais de 20 filmes de longa-metragem

Foto: Divulgação/Assessoria
O cineasta Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 84 anos, após complicações em uma cirurgia. Um dos principais nomes do Cinema Novo, Diegues nasceu em Maceió, no dia 19 de maio de 1940 e mudou para o Rio de Janeiro aos seis anos, onde passou sua infância e adolescência no bairro de Botafogo.
Ao longo de sua carreira, o cineasta dirigiu mais de 20 filmes de longa-metragem, sendo alguns dos mais premiados "Xica da Silva" (1976), "Bye Bye Brasil" (1980), "Tieta do Agreste" (1995) e "Veja esta canção" (1994). Ele também foi responsável por outros filmes marcantes como "Ganga Zumba" (1964), "Quilombo" (1984) e "O grande circo místico" (2018). Em 2012, foi homenageado no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Cacá Diegues era pai de quatro filhos, dois deles com a cantora Nara Leão, e casado desde 1981 com a produtora Renata Almeida Magalhães. Ele deixa também três netos. O cineasta foi um dos fundadores do Cinema Novo e ocupava a Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), já ocupada anteriormente por grandes nomes da literatura como Euclides da Cunha e Afrânio Peixoto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.