Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 21 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

AGU notifica YouTube para tirar do ar vídeos com desinformação sobre Lula

Brasil

AGU notifica YouTube para tirar do ar vídeos com desinformação sobre Lula

Instituição afirma que desinformação pode afetar a confiança e a estabilidade política e econômica do país

AGU notifica YouTube para tirar do ar vídeos com desinformação sobre Lula

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 14 de dezembro de 2024 às 06:58

Atualizado: no dia 14 de dezembro de 2024 às 09:09

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o YouTube nesta sexta-feira (13) solicitando a retirada de vídeos com informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido, encaminhado ao Google, responsável pela plataforma, estabelece um prazo de 24 horas para a remoção do conteúdo. Segundo a AGU, as publicações contêm desinformação, inclusive rumores sobre a morte do presidente, com potencial de afetar a confiança nas instituições e a estabilidade política e econômica do país.

Lula aparece em um vídeo divulgado nesta sexta-feira caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O presidente foi internado após sentir dores de cabeça na segunda-feira, 9, sendo submetido a uma cirurgia de emergência na terça-feira, 10, para drenar um hematoma intracraniano. Na quinta-feira, 12, passou por um novo procedimento, uma embolização da artéria meníngea média, para reduzir o risco de novos hematomas.

A origem do hematoma foi uma queda ocorrida em 19 de outubro na residência oficial, quando Lula bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na nuca. Desde então, exames de imagem identificaram uma pequena hemorragia intracraniana, que vinha sendo monitorada até a necessidade das intervenções médicas desta semana.