Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo vai incluir mais estados e ferrovias em plano de integração sul-americana

Brasil

Governo vai incluir mais estados e ferrovias em plano de integração sul-americana

Novas regiões e estados serão incorporados ao projeto que conecta Brasil aos países vizinhos

Governo vai incluir mais estados e ferrovias em plano de integração sul-americana

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 22 de setembro de 2024 às 13:05

Atualizado: no dia 22 de setembro de 2024 às 18:09

O governo federal irá incluir as regiões Nordeste e Sudeste, além dos estados de Goiás e Tocantins, no plano que visa criar cinco rotas de integração para a América do Sul. De acordo com a CNN Brasil, essas regiões, inicialmente deixadas de fora, serão o foco da nova fase da iniciativa conduzida pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). 

Nas primeiras fases, Simone Tebet comandou uma comitiva que visitou os onze estados que têm fronteira no continente. Agora, na terceira etapa, o governo deve expandir o plano para as Unidades Federativas (UFs) restantes. Entre as principais mudanças está a incorporação de ferrovias no mapa de rotas. Um dos destaques do modal ferroviário que será incluído é a Ferrovia Norte-Sul, que se estende por 2.257 km e liga o Porto de Itaqui (MA) ao de Santos (SP), atravessando os estados de Goiás e Tocantins.

Antes de finalizar o novo mapa, o MPO pretende consultar os estados sobre as melhores soluções para sua inclusão no plano, tendo em vista que os projetos ainda estão em fase de implementação e enfrentam desafios. O Ministério dos Transportes e do Meio Ambiente são algumas das 12 pastas envolvidas na recém-criada comissão interministerial que abordará o tema.