Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

“Certamente alguém pôs fogo”, diz chefe do Parque Nacional da Serra

Brasil

“Certamente alguém pôs fogo”, diz chefe do Parque Nacional da Serra

De acordo com o biólogo e chefe do Parque, Ernesto Viveiros de Castro, esse é o pior incêndio de toda a história do Parque

 “Certamente alguém pôs fogo”, diz chefe do Parque Nacional da Serra

Foto: Divulgação/Parnaso

Por: Metro1 no dia 17 de setembro de 2024 às 08:14

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), na região serrana do Rio de Janeiro,  uma das diversas unidades de conservação do país, também sofre com os incêndios florestais que assolam o país. O chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Ernesto Viveiros de Castro, disse que “certamente alguém pôs fogo” no local. 

“Tanto a Polícia Federal como o ICMBio possuem investigações abertas. A gente só consegue fazer a perícia depois de apagar o fogo. Mas a origem mais provável são as áreas rurais vizinhas ao parque. E, sendo assim, é uma prática criminosa porque não é permitido fazer queimada nesse período. O que podemos dizer é que não existe registro de incêndio natural nesta região. Não temos registro de raios há meses aqui. Então certamente alguém pôs fogo. A questão é se foi intencional ou não”, disse Ernesto, em entrevista à Agência Brasil, nesta segunda-feira (16).

A  Polícia Federal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) possuem investigação aberta para determinar a causa dos incêndios, mas somente após o fim do incêndio é que a perícia entrará em campo para dar suporte às investigações.

O ICMBio informa que combate 80 focos de incêndio em todo o estado do Rio de Janeiro. No monitoramento por satélite realizado pelo órgão, foram registrados 978 focos em território fluminense desde janeiro. Já é o maior volume em um único ano desde 2014, quando houve 1.283 registros.