Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Ex-diretora de hospital é acionada após 'furar fila' do SUS para fazer lipoaspiração

Bahia

Ex-diretora de hospital é acionada após 'furar fila' do SUS para fazer lipoaspiração

Segundo promotor de Justiça, ex-dirigente da unidade e médico agiram como se o Hospital Regional de Eunápolis fosse de propriedade pessoal

Ex-diretora de hospital é acionada após 'furar fila' do SUS para fazer lipoaspiração

Foto: A Gazeta Bahia

Por: Juliana Almirante no dia 17 de junho de 2019 às 10:00

A ex-diretora administrativa do Hospital Regional de Eunápolis, Caline Rodrigues da Silva Bittar, foi acionada pelo Ministério Público estadual (MP-BA) depois de ter realizado uma cirurgia de lipoaspiração na unidade médica sem passar pela fila de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O MP-BA acionou também o médico cirurgião Marley Soares de Souza, que realizou a cirurgia de lipoaspiração em Caline Rodrigues.

Uma ação civil pública foi ajuizada pelo promotor de Justiça Dinalmari Mendonça Messias. "Eles agiram como se o Hospital Regional de Eunápolis fosse de propriedade pessoal deles, onde poderiam fazer o que quisessem, sem seguir qualquer regra”, afirmou o promotor de Justiça, em nota.

Na ação, o MP requer, em caráter liminar, o bloqueio de valores dos acionados e a restrição de venda a veículos até montante do valor da lesão ao erário, de cerca de R$ 101 mil.

O promotor ainda pede a condenação dos acionados nas sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, incluindo perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento integral do dano; e perda da função pública.

Segundo o MP-BA, o hospital nunca fez uma cirurgia desse tipo e não tinha sequer o aspirador usado para a lipoaspiração, que foi levado pelo próprio médico.

Caline Rodrigues foi exonerada do cargo pela prefeitura.