Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

Não há registro confirmado de febre amarela urbana no Brasil, diz ministério

O Ministério da Saúde esclarece que todos os casos de febre amarela registrados no Brasil desde 1942 são silvestres. [Leia mais...]

Não há registro confirmado de febre amarela urbana no Brasil, diz ministério

Foto: Reprodução/ Fotos Públicas

Por: Alexandre Galvão no dia 06 de fevereiro de 2018 às 14:00

Em nota divulgada nesta terça-feira (6), o Ministério da Saúde informa que não há registro confirmado de febre amarela urbana no país. O caso em São Bernardo do Campo (SP) é investigado por uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, o que inclui o histórico do paciente e a captura de mosquitos para identificar a forma de transmissão na região.

De acordo com o comunicado, deve ser observado que o paciente mora na região urbana e possivelmente trabalha na área rural. "Qualquer afirmação antes da conclusão do trabalho é precipitada.  É importante informar que São Bernardo do Campo (SP) é uma das 77 cidades dos três estados do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) incluídas na campanha de fracionamento da vacina de febre amarela", indica o órgão.

O Ministério da Saúde esclarece que todos os casos de febre amarela registrados no Brasil desde 1942 são silvestres, inclusive os atuais, ou seja, a doença foi transmitida por vetores que existem em ambientes de mata (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes).