Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Saúde

Testes indicam que zika vírus pode causar esterilidade em homens

O Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou nesta sexta-feira (22), resultados de testes realizados com a vacina contra o zika vírus, confeccionada pelo instituto, em camundongos e macacos. Além de testes em fêmeas, que apontaram que uma dose pode prevenir mulheres da doença durante a gravidez, o estudo também testou a vacina em machos. De acordo com o instituto, os testes indicaram que o zika pode causar esterilidade.[Leia mais...]

Testes indicam que zika vírus pode causar esterilidade em homens

Foto: IEC/Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 22 de setembro de 2017 às 15:58

O Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou nesta sexta-feira (22), resultados de testes realizados com a vacina contra o zika vírus, confeccionada pelo instituto, em camundongos e macacos. Além de testes em fêmeas, que apontaram que uma dose pode prevenir mulheres da doença durante a gravidez, o estudo também testou a vacina em machos. De acordo com o instituto, os testes indicaram que o zika pode causar esterilidade.

Conforme o estudo, publicado nesta sexta pela revista Nature Communications, a infecção nos animais de gênero masculino reduziu consideravelmente a quantidade de espermatozoides, a mobilidade deles, que ficaram quase imóveis, e o tamanho dos testículos. Os testes não foram realizados nos macacos. O estudo foi feito simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade Washington, dos Estados Unidos, que são parceiros da pesquisa.