Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ainda em fase de estudos, vacina contra zika vírus pode prevenir transmissão na gravidez

Saúde

Ainda em fase de estudos, vacina contra zika vírus pode prevenir transmissão na gravidez

O Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou nesta sexta-feira (22), resultado positivo de testes realizados com a vacina contra o zika vírus, confeccionada pelo instituto, em camundongos e macacos. [Leia mais...]

Ainda em fase de estudos, vacina contra zika vírus pode prevenir transmissão na gravidez

Foto: Agência Brasil

Por: Paloma Morais no dia 22 de setembro de 2017 às 15:35

O Instituto Evandro Chagas (IEC) apresentou nesta sexta-feira (22), resultado positivo de testes realizados com a vacina contra o zika vírus, confeccionada pelo instituto, em camundongos e macacos. De acordo com os dados, a aplicação de apenas uma dose da vacina preveniu a transmissão da doença nos animais e também o contágio de filhotes durante a gestação. O estudo foi publicado nesta quinta pela revista Nature Communications.

“É um dos mais avançados estudos para a oferta de uma futura vacina contra a doença para proteger mulheres e crianças da microcefalia e outras alterações neurológicas causadas pelo vírus”, informou o Ministério da Saúde.

Os testes foram feitos simultaneamente no Instituto Nacional de Saúde (NIH), Universidade do Texas e Universidade Washington, dos Estados Unidos, que são parceiros da pesquisa. Com o resultado, o objetivo de impedir que o vírus zika cause microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central pode estar perto de encontrar uma solução. No entanto, o ministério adverte que ainda não é possível afirmar que isso também se aplique aos seres humanos. Os testes em humanos devem ser realizados, a partir de 2019, na Fiocruz/Biomanginhos, no Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde afirmou ainda que vai autorizar a liberação de R$ 7 milhões até 2021 para o desenvolvimento e produção da vacina.