Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

Secretário de Saúde comemora uso de testes rápidos de Dengue, Chikungunya e Zika

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi entrevistado na Rádio Metrópole direto da abertura da 1ª Feira de Soluções para a Saúde – Zika e Síndromes Congênitas e Seminário Internacional ZiKa. O evento, promovido pela Unicef, acontece no Senai-Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, entre 8 e 10 de agosto.[Leia mais...]

Secretário de Saúde comemora uso de testes rápidos de Dengue, Chikungunya e Zika

Foto: Carla Garcia/GOVBA

Por: Matheus Simoni e Gabriel Nascimento no dia 08 de agosto de 2017 às 13:04

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi entrevistado na Rádio Metrópole direto da abertura da 1ª Feira de Soluções para a Saúde – Zika e Síndromes Congênitas e Seminário Internacional ZiKa. O evento, promovido pela Unicef, acontece no Senai-Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, entre 8 e 10 de agosto. A feira serve para a apresentação de produtos, serviços e ações voltadas para o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya.

Segundo o secretário, o verão que se aproxima vai servir para a utilização de testes rápidos das três doenças. \"A epidemia de chikungunya começou em Camaçari em 2014, já se espalhou pelo país e tivemos surtos em diversos estados. A partir de agora, esse será o primeiro verão que teremos a possibilidade de fazer o rápido diagnóstico, não só para a dengue mas também para a chikungunya, além da Zika, através dos estudos da Bahiafarma para o Brasil inteiro. A partir disso, poderemos saber o que é dengue, o que é chikungunya, o que é Zika e o que não é nenhuma das três. Muita coisa vem sendo chamada de Zika e chikungunya, mas são outras viroses que estão entrando no Brasil, algumas transmitidas pelo mosquito. Agora teremos como solucionar o primeiro subgrupo dessas três viroses e poder testar para outras\", afirmou Vilas Boas.