Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

Ministério da Saúde destaca a necessidade de teste do pezinho até 5º dia de vida do bebê

Com o Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado nesta terça-feira (6), o Ministério da Saúde recomendou que o sangue do recém-nascido seja coletado preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida. [Leia mais...]

Ministério da Saúde destaca a necessidade de teste do pezinho até 5º dia de vida do bebê

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Por: Paloma Morais no dia 06 de junho de 2017 às 15:38

Com o Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado nesta terça-feira (6), o Ministério da Saúde recomendou que o sangue do recém-nascido seja coletado preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida.

De acordo com a pediatra e neonatologista do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Silvana Salgado Nader, em entrevista à Agência Brasil, o teste é importante, porque é capaz de indentificar a existência de doenças genéticas, endocrinológicas e metabólicas que não são evidenciados no nascimento do bebê. 'Essa triagem serve para fazer a detecção precoce de doenças. O ideal é diagnosticá-las na fase pré-sintomática para que se possa fazer o tratamento e minimizar os danos à criança', pontuou.

O Teste do Pezinho é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é capaz de diagnosticar seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Os testes realizados pelo SUS cobrem 76,91% dos bebês nascidos vivos no país. Em 2016, foram realizados 8.794.291 exames para identificar as doenças, com um investimento de R$ 94,2 milhões.

Segundo o Ministério da Saúde, o SUS também garante atendimento com médicos especialistas para as seis doenças com tratamento adequado e o acompanhamento da criança por toda a vida.