Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Saúde

Ataque de morcegos em Salvador preocupa Centro de Zoonoses; raiva é investigada

Dezessete pessoas foram atacadas por morcegos na manhã da última quinta-feira (11), no Bairro do Santo Antônio Além do Carmo, e o caso está sendo investigado pelo Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com o órgão, o ataque que ocorreu nesta quinta não é habitual e extrapola a normalidade de possíveis ataque dos animais. [Leia mais...]

Ataque de morcegos em Salvador preocupa Centro de Zoonoses; raiva é investigada

Foto: Divulgação

Por: Laura Lorenzo no dia 12 de maio de 2017 às 12:22

Dezessete pessoas foram atacadas por morcegos na manhã da última quinta-feira (11), no Bairro do Santo Antônio Além do Carmo, e o caso está sendo investigado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com o órgão, o ataque que ocorreu nesta quinta não é habitual e extrapola a normalidade de possíveis ataque dos animais, por conta do número de vítimas, e pode ter sido causado por algum tipo de desequilíbrio no habitat dos morcegos.

'O que está causando o desequilíbrio ainda não temos como afirmar. O Centro Histórico tem muitos casarões abandonados que acabam servindo de abrigo para o morcego. E quando é uma espécie de morcego que se alimenta de sangue ela fica sem alternativa de alimentação, e acaba tendo que recorrer a cães e pessoas. Mas o que aconteceu agora foi um número maior do que o habitual. Um número de pessoas agredidas maior do que o que eventualmente acontece. É isso que a gente esta trabalhando para investigar', afirmou o órgão.

O CCZ salientou ainda a importância da população não tentar capturar os animais por conta própria. Não só pelo risco de contagio de doenças mas também porque apenas os morcegos hematófagos, aqueles que se alimentam de sangue, podem ser capturados.

'Esse trabalho é feito por órgãos oficiais. A gente não pode incentivar a população a fazer a captura de morcegos. Até porque, tem uma diversidade grande de morcegos e a única que pode ser capturada é a hematófaga. Insetívoros, frutívoros não podem ser capturadas' informou o órgão.

As pessoas feridas no ataque foram encaminhadas para o Hospital Couto Maia e farão o tratamento com a vacina antirrábica. Outras ações estão sendo feitas pelo Centro Histórico para vacinar cães e gatos na região, além de tentar localizar e mapear as colonias dos animais no bairro.