Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Anvisa permite registro de remédio à base de maconha pela 1ª vez no Brasil

Saúde

Anvisa permite registro de remédio à base de maconha pela 1ª vez no Brasil

Pela primeira vez, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou um medicamento à base de maconha. A droga tem como objetivo tratar espasticidade - rigidez excessiva dos músculos - em pacientes com esclerose múltipla. O produto vai ter o nome comercial de Mevatyl. [Leia mais...]

Anvisa permite registro de remédio à base de maconha pela 1ª vez no Brasil

Foto: Agência Brasil

Por: Luiza Leão no dia 16 de janeiro de 2017 às 15:04

Pela primeira vez, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou um medicamento à base de maconha. A droga tem como objetivo tratar espasticidade - rigidez excessiva dos músculos - em pacientes com esclerose múltipla. O produto vai ter o nome comercial de Mevatyl.

A droga é indicada para pacientes adultos que tenham espasticidade de grave a moderada relacionada à esclerose múltipla que não respondam a outros medicamentos e que demonstrem uma boa resposta ao Mevatyl depois de um período inicial de tratamento.

Segundo a Anvisa, o medicamento não é indicado para tratar epilepsia. Ele também não pode ser consumido por pessoas com menos de 18 anos. Antes do Mevatyl, a Anvisa liberava que medicamentos à base de Cannabis sativa fossem comprados em outros países, mas não havia um produto dessa categoria com registro no país.

O medicamento contém tetraidrocanabinol (THC) em concentração de 27 mg/mL e canabidiol (CBD) em concentração de 25 mg/mL. O medicamento já é aprovado em outros 28 países, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Suíça e Israel, onde é conhecido por Sativex.