Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Diagnósticos trocados de dengue, zika e chikungunya preocupam Fiocruz

Saúde

Diagnósticos trocados de dengue, zika e chikungunya preocupam Fiocruz

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se preocupam com a confusão e troca dos diagnósticos de dengue, zika e chikungunya, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. [Leia mais...]

Diagnósticos trocados de dengue, zika e chikungunya preocupam Fiocruz

Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Por: Luiza Leão no dia 03 de janeiro de 2017 às 17:26

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se preocupam com a confusão e troca dos diagnósticos de dengue, zika e chikungunya, todos transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

Segundo os estudiosos, a confusão entre os diagnósticos pode ser perigosa para os pacientes, uma vez que as doenças exigem tratamentos diferentes, de acordo com o coordenador da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Área de Atenção da Fiocruz, José Augusto de Britto. 

“A preocupação é grande. Os profissionais precisam de capacitação para que aprendam a fazer o diagnóstico diferencial entre as três doenças. Se for dengue e estiver tratando como zika, a pessoa pode morrer”, alertou José Britto. A  Fundação Oswaldo Cruz propôs ao Ministério da Saúde a realização de um curso de capacitação para os profissionais de saúde sobre as três doenças, o que ainda está em estudo.