Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Em conversa dura, Lula teria chamado Dilma de “incompetente”, diz revista

Até chegar a um consenso na reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula trocaram diversas farpas em algumas reuniões no Palácio do Planalto. [Leia mais...]

Em conversa dura, Lula teria chamado Dilma de “incompetente”, diz revista

Foto: Reprodução/ Abril

Por: Matheus Morais no dia 05 de outubro de 2015 às 12:43

Atualizado: no dia 05 de outubro de 2015 às 12:43

Até chegar a um consenso na reforma ministerial, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula trocaram diversas farpas em algumas reuniões no Palácio do Planalto. Pelo menos é o que mostra uma reportagem da revista Época. A publicação diz que eles ficaram sem se falar por dois meses, voltando às boas só no dia 11 de março.


"Quando voltaram a se falar, por força das circunstâncias negativas, o papo não foi bom. Dilma e Lula conversaram a sós no Palácio da Alvorada, em 11 de março. De fora da sala, alguns puderam ouvir gritos e tapas na mesa. ‘Você atrapalha o meu governo com os seus vazamentos!’, disse Dilma. ‘Você é incompetente!’, disse Lula”, afirmou a reportagem.


Antes de viajar para os Estados Unidos, há duas semanas, Dilma recebeu Lula para uma conversa reservada no Palácio da Alvorada para discutir a reforma ministerial. “Dilma chegou perto de chorar. ‘Você escuta, mas não ouve, disse Lula, em uma repetição da frase que tem dito há meses a ela e a aliados que o procuram para reclamar da presidente”.


Ainda de acordo com a matéria, quando Dilma voltou de Nova York, Lula passou a desenhar com ela as trocas no ministério. Foram pelo menos mais duas conversas até chegar ao quadro final. Lula acertou com Dilma o aumento do espaço do PMDB, que agora tem sete ministérios; as fusões que cortaram oito ministérios, como Dilma queria.