Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

TSE cassa mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda

Política

TSE cassa mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV), hoje. [Leia mais...]

TSE cassa mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda

Foto: Elizeu Oliveira/Governo do Tocantins

Por: Matheus Morais no dia 22 de março de 2018 às 13:40

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou hoje o mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV). Por 5 votos a 2, os ministros da Corte consideraram a existência de caixa 2 na campanha de 2014, com utilização de recursos não declarados à Justiça Eleitoral.

A decisão tem efeito imediato e o governador deverá deixar o cargo para realização de novas eleições. O vencedor deverá ocupar o posto até o final deste ano. O presidente da Assembleia Legislativa de Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), assume a cadeira até o novo pleito, que deverá ocorrer entre 20 e 40 dias.

Na sessão de hoje, os ministros analisaram recurso do Ministério Público contra decisão de 2015 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que havia absolvido, por 4 votos a 2, o governador e a vice.

O principal fato apontado pela acusação foi a apreensão de R$ 500 mil em setembro de 2014, durante a campanha, dentro de um avião com milhares de panfletos políticos de Marcelo Miranda em uma pista de pouso de Piracanjuba (GO), a 87 km de Goiânia.