Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Tribuna da Câmara do Rio pode se chamar Marielle Franco

Política

Tribuna da Câmara do Rio pode se chamar Marielle Franco

Foi protocolado hoje na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, um projeto de resolução para que a tribuna do plenário da Casa passe a se chamar Marielle Franco. [Leia mais...]

Tribuna da Câmara do Rio pode se chamar Marielle Franco

Foto: Renan Olaz/ Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Por: Matheus Morais no dia 21 de março de 2018 às 14:00

Um projeto de resolução para que a tribuna do plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro passe a se chamar Marielle Franco foi protocolado hoje. Como a matéria ainda precisa passar pelas comissões de Educação e Justiça, não deve haver tempo hábil para a aprovação até o fim desta semana. A proposta é assinada por seis vereadoras e tem o apoio formal de outros 24 edis.

A proposição já conta com votos suficientes para ser ratificada. Contudo, a votação é simbólica, ou seja, para ser aprovada precisa do voto da maioria dos legisladores que estiverem no plenário no momento. Como a votação não é nominal, os votos não são declarados.

Na justificativa do projeto de lei, as mulheres que subscrevem o texto lembram as bandeiras da colega assassinada no Centro do Rio há uma semana. "Em uma de suas últimas falas no Plenário da Câmara, a vereadora ressaltou a resistência e a lutas das mulheres pela pauta do direito à vida e contra toda forma de opressão", dizem as autoras.