Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Salvador deve ganhar novo marco regulatório no Ecad, anuncia Tinoco

Salvador deve ganhar um novo marco regulatório no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) após polêmica envolvendo dívidas da prefeitura com artistas. [Leia mais...]

Salvador deve ganhar novo marco regulatório no Ecad, anuncia Tinoco

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Luiza Leão no dia 13 de fevereiro de 2018 às 21:34

Salvador deve ganhar um novo marco regulatório no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) após polêmica das dívidas da prefeitura com artistas. A novidade foi anunciada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo Cláudio Tinoco em entrevista à Rádio Metrópole, durante a transmissão ao vivo pelo Camarote Villa Mix, nesta terça-feira (13).

"O prefeito nos designou para conversar com o Ecad e em menos de uma semana, na primeira reunião, conseguimos fazer uma proposta completa para termos um marco regulatório, um novo marco do licenciamento autoral aqui em Salvador. É importante ressaltar que não podemos deixar de levar em consideração que esse é um problema muito antigo. Os primeiros processos são de 2006, 2007, 2008. Nós não vamos fugir da nossa responsabilidade, mas também não podemos arcar e assumir a responsabilidade de quem não conseguiu encontrar com o Ecad uma solução", declarou o titular da Secult.

Sobre o Museu do Carnaval, inaugurado no início do mês, Cláudio Tinoco garantiu que a história de Caetano Veloso está contada no complexo, mesmo após o artista ter proibido a execução de suas composições no local.

"Não falta Caetano, ele tem uma participação fundamental, essa história não se apaga. Com a importância que ele tem não só pela música, mas pelo que ele representou com os movimentos que puderam culminar no sucesso de muitos artistas. É claro que existe um processo de discussão e debate em andamento", salientou.

Balanço do carnaval

Sem detalhar números, Tinoco afirmou que a taxa de ocupação hoteleira na cidade superou os números de outros carnavais. "Abrimos 2018 fechando o mês de janeiro com a taxa média de ocupação acima dos últimos seis anos", disse, sem esquecer de alfinetar a gestão estadual pelo fechamento do Centro de Convenções da Bahia. "Sempre trouxe para a cidade grandes eventos", disparou.