Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

Preso preventivamente desde 2015, Vaccari entra com habeas corpus no Supremo

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, recebeu na última quinta-feira (8) um habeas corpus da defesa do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. O advogado Luiz Flávio Borges D’Urso quer que a prisão preventiva do petista, preso desde abril de 2015, seja revogada. [Leia mais...]

Preso preventivamente desde 2015, Vaccari entra com habeas corpus no Supremo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Laura Lorenzo no dia 12 de fevereiro de 2018 às 18:30

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, recebeu na última quinta-feira (8) um habeas corpus da defesa do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. O advogado Luiz Flávio Borges D’Urso quer que a prisão preventiva do petista, preso desde abril de 2015, seja revogada. Ainda restam à defesa embargos no âmbito do TRF-4 antes que os desembargadores determinem a execução da pena.

“Primeiro, essa prisão é injusta, por conta da desnecessidade da prisão preventiva, e também a ausência do trânsito em julgado, cuja execução provisória é inconstitucional. A defesa do Sr Vaccari continua a lutar contra essa grande injustiça que ele ainda suporta”, argumenta o advogado do petista.

O ex-tesoureiro do PT foi preso no dia 15 de abril de 2015, por decisão do juiz federal Sérgio Moro, na 12ª fase da Operação Lava Jato. No mandado de prisão, o magistrado afirmou ver risco de o dirigente petista, “em tal posição de poder e de influência política”, persistir na prática de crimes “ou mesmo perturbar as investigações e a instrução” da ação penal da qual é réu sob a acusação de corrupção e lavagem de dinheiro.