Política por Matheus Morais no dia 07 de Dez de 2017 • 10:50

Luiz Fux será novo presidente do TSE

Luiz Fux será novo presidente do TSE

Foto: Divulgação/ STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, será o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi eleito nesta quinta-feira (7), por 6 votos a 1. O magistrado assumirá o comando da Corte em fevereiro do ano que vem, em substituição a Gilmar Mendes.

“Eu tenho a espinhosa missão de substituir duas excepcionais gestões, a do ministro Toffoli e a de vossa excelência [Gilmar Mendes] e creio em Deus que estarei à altura do exercício dessa missão”, disse Fux após a votação. O ministro ficará na presidência do TSE por apenas seis meses, até agosto de 2018, quando acaba o seu mandato no STF. Pelo critério de antiguidade – regra usada na sucessão dos presidentes do TSE –, a substituta de Luiz Fux será a ministra Rosa Weber.

A assessoria do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que a posse de Luiz Fux deve acontecer em 6 de fevereiro, mesmo que o mandato de Gilmar Mendes acabe no dia 14. A cerimônia deve ser antecipada em nove dias por causa do Carnaval, que, no ano que vem, coincidirá com o fim do período da gestão do atual presidente.



publicidade:


Notícias : Política