Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alegando déficit orçamentário, 401 prefeitos da Bahia realizam ato em Brasília: "Colapso total"

Política

Alegando déficit orçamentário, 401 prefeitos da Bahia realizam ato em Brasília: "Colapso total"

Representantes der 401 municípios baianos participam de ato em Brasília nesta quarta-feira (22) para chamar atenção para a crise orçamentária enfrentada. [Leia mais...]

Alegando déficit orçamentário, 401 prefeitos da Bahia realizam ato em Brasília: "Colapso total"

Foto: Divulgação/ UPB

Por: Luiza Leão no dia 22 de novembro de 2017 às 15:02

Representantes der 401 municípios baianos participam de ato em Brasília nesta quarta-feira (22) para chamar atenção para a crise orçamentária enfrentada. Segundo os gestores, o déficit orçamentário ameaça o pagamento de décimo terceiro salário e investimentos nas cidades. A marcha até o Senado Federal acontece às 15h. Em nota enviada ao Metro1, a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) afirma que a situação é de "colapso total".

Presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, destacou a importância do encontro que reúne mais de 3 mil prefeitos brasileiros. "Trata-se da maior marcha que o movimento municipalista já realizou. Os prefeitos exigem respeito e que, realmente, a União olhe para os municípios da Bahia e do Brasil", disse Eures.

"A queda de receita no meu município, quando comparo novembro de 2016 com novembro se 2017, caiu pela metade. Eu acredito que os deputados federais, senadores e, principalmente, o presidente da República precisam ter piedade desses prefeitos que sofrem lá na ponta", protestou o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro.

Em entrevista a Mário Kértesz, na Rádio Metrópole, no fim de outubro, Eures Ribeiro havia adiantado a participação no protesto. Na ocasião, o presidente da UPB criticou o corte de repasse de verbas destinada à Bahia pelo Governo Federal. Segundo o prefeito, em tempos de crise, "quem sofre é o pequeno".

Leia também: Presidente da UPB reclama de insuficiência das verbas federais: "Como é que governa sem dinheiro?"