Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Supremo retira investigação sobre irmã e primo de Aécio da primeira instância

Política

Supremo retira investigação sobre irmã e primo de Aécio da primeira instância

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal derrubou, nesta segunda-feira (14), a decisão individual do ministro Marco Aurélio que havia determinado o desmembramento da investigação aberta contra a irmã e o primo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andreia Neves e Frederico Pacheco. [Leia mais...]

Supremo retira investigação sobre irmã e primo de Aécio da primeira instância

Foto: EBC

Por: Laura Lorenzo no dia 14 de novembro de 2017 às 14:45

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal derrubou, nesta segunda-feira (14), a decisão individual do ministro Marco Aurélio que havia determinado o desmembramento da investigação aberta contra a irmã e o primo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Andreia Neves e Frederico Pacheco. O ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), Mendherson Sousa Lima, também foi beneficiado pela determinação.

A decisão, tomada por 4 votos contra um, estabelece que os acusados na ação vão voltar a ser investigados pelo STF. Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber votaram contra defesa do relator, Marco Aurélio, aceitando o recurso do Ministério Público Federal (MPF). Os magistrados argumentaram que o caso deve julgado pelo Supremo por haver conexão entre os crimes investigados.

A ação do relator, assinada em junho deste ano, determinava que os acusados seriam julgados pela primeira instância da Justiça de São Paulo, local onde Frederico e Mendherson foram gravados em ações controladas da Polícia Federal (PF) a partir das delações da JBS. Eles foram denunciados por corrupção passiva pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.