Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Alvo de protesto, Gilmar Mendes defende sistema semipresidencialista

Política

Alvo de protesto, Gilmar Mendes defende sistema semipresidencialista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, defendeu o semipresidencialismo como sistema de governo nesta segunda-feira (21), durante um evento sobre reforma política. [Leia mais...]

Alvo de protesto, Gilmar Mendes defende sistema semipresidencialista

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Por: Laura Lorenzo no dia 21 de agosto de 2017 às 14:20

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, defendeu o semipresidencialismo como sistema de governo nesta segunda-feira (21), durante um evento sobre reforma política promovido pelo jornal \"O Estado de S.Paulo\".

Após a fala de Mendes, cerca de 10 pessoas se levantaram, vaiaram e mostraram cartazes com as frases \"Fora Gilmar\" e \"Vergonha\". Alguns manifestantes usavam nariz de palhaço. Sobre os protestos, o ministro disse ser \"absolutamente normal\" e \"parte da democracia\".

Já sobre reformulação no sistema político, Mendes afirmou ser necessário fazer \"reformas mais profundas\". O ministro salientou que, dos quatro presidentes eleitos na Nova República, apenas dois terminaram o mandato, \"o que sugere instabilidade no sistema\". Por isso, Mendes sugeriu \"adaptar e adotar um semipresidencialismo\". \"A mim me parece que seria um bom passo para o Brasil para nos blindar de um sistema de crises que se repetem\", disse.