Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Eunício diz que é \"muito difícil\" volta de financiamento empresarial de campanhas políticas

Política

Eunício diz que é \"muito difícil\" volta de financiamento empresarial de campanhas políticas

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), considerou como \"muito difícil\" a volta do financiamento de empresas a campanhas políticas nas próximas eleições. A declaração foi dada após reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. [Leia mais...]

Eunício diz que é \"muito difícil\" volta de financiamento empresarial de campanhas políticas

Foto: Pedro França/ Agência Senado

Por: Luiza Leão no dia 16 de agosto de 2017 às 14:31

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), considerou como \"muito difícil\" a volta do financiamento de empresas a campanhas políticas nas próximas eleições. A declaração foi dada após reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

O presidente do Senado ainda avaliou como \"um momento inoportuno\" uma discussão sobre a volta do financiamento empresarial -- considerado inconstitucional pelo plenário do STF, em setembro de 2015. \"Acho muito difícil que, no meio de uma crise dessa, uma crise política criada pelo sistema anterior, relacionada ao financiamento de empresas, a gente coloque para a sociedade que deve se voltar tudo para o financiamento privado\", declarou Eunício.

O presidente do Senado ainda defendeu a criação de um fundo público destinado ao financiamento de campanhas. Essa verba, segundo ele, deveria ser de \"dinheiro velho\", reutilizando sobras do fundo partidário e inclusive de emendas parlamentares individuais. \"Nós fazemos uma cesta, para criarmos um fundo com dinheiro velho, que de qualquer maneira seria gasto com essa atividade [política]\", explicou.

O financiamento de pessoas jurídicas a campanhas eleitorais voltou a ser considerado por parlamentares, após a recepção negativa da sociedade em relação à criação de um fundo público.