Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 13 de abril de 2024

Política

Frustrado com a política, Popó diz por que não se reelegeu: 'Não peguei dinheiro, não fiz caixa 2'

Em entrevista à Rádio Metrópole, nesta quinta-feira (20), o ex-pugilista Acelino Popó Freitas relembrou a época em que foi deputado federal pela Bahia no Partido Republicano Brasileiro (PRB), entre 2011 e 2014. De acordo com o tetracampeão mundial de boxe ser político 'é você ser errado' e que por isso ele não conseguiu espaço para novo mandato. [Leia mais...]

Frustrado com a política, Popó diz por que não se reelegeu: 'Não peguei dinheiro, não fiz caixa 2'

Foto: Jéssica Galvão/Metropress

Por: Paloma Morais e Luiza Leão no dia 20 de julho de 2017 às 18:40

Em entrevista à Rádio Metrópole, nesta quinta-feira (20), o ex-pugilista Acelino Popó Freitas relembrou a época em que foi deputado federal pela Bahia no Partido Republicano Brasileiro (PRB), entre 2011 e 2014. De acordo com o tetracampeão mundial de boxe, no Brasil, para ter sucesso na política, é necessário fazer coisas erradas — e que, por não aceitar 'fazer besteira' e caixa 2, não conseguiu se reeleger.  

'A minha chateação é porque eu percebi que ser político é você ser errado. Só que errado eu não fui, eu não fiz besteira. Se eu fizesse tudo errado, ou eu estava preso, ou ganhava a reeleição. Como eu não fiz nada errado, eu fiz tudo certinho... Só para Salvador eu mandei quase R$ 7 milhões para Neto de emenda. E com projetos, para academias sociais debaixo de viadutos, construção de quadras... Esse projeto eu destinei alguns projetos para a Rótula do Abacaxi, para todos esses novos viadutos. Eu destinei alguns projetos já com verba, já com tudo 3D para a Secretaria de Esportes. E não saiu. E o estado que mais dá títulos à Bahia é o boxe. Fiz como deputado federal mais de 70 projetos de lei', afirmou.

O ex-deputado afirmou que recebeu propostas ilícitas durante seu mandato. 'Eu não fiz o caixa 2. Não peguei dinheiro de emenda, não fiz besteira, não fiz nada disso.  E quando as pessoas vinham para me ajudar... Eu dizia: 'Eu faço esse campo e um posto de saúde e em contrapartida eu quero que vocês me apoiem.' Aí o pessoal dizia: 'Não, eu quero que você banque mais de 40 pessoas por mês com mais de R$ 1 mil de salário'. A própria população se torna mais corrupta que o deputado. E aí eu senti na pele o que é ser político, o que é fazer política', disse. 

Popó ainda apontou que tinha o desejo de ser novamente deputado para tratar de assuntos sobre esportes, porém, foi esquecido pela mídia. 'Eu queria ser deputado do esporte na Bahia, mas não me deram espaço. Quando você é novidade as pessoas votam, depois a mídia esquece. Eu fui eleito pela revista Veja como um dos 20 melhores deputados', concluiu.

Acelino Popó foi candidato a deputado federal nas eleições de 2010, ficando na primeira suplência. Em 2011, foi chamado para assumir a vaga na Câmara dos Deputados até abril de 2014 como suplente. Em junho de 2014 deu continuidade às funções parlamentares como titular até o final do mandato.