Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

MK volta a comentar veto de empréstimo ao governo Rui: \'Se Paulo Azi quiser ajudar, acho ótimo\'

Mário Kertész voltou a compartilhar na Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (20), sua indignação com a atitude do presidente Michel Temer (PMDB), revelada a ele em conversa com o senador Otto Alencar (PSD). MK relembrou ter ouvido de Otto que Temer decidiu suspender a liberação de recursos para o governo de Rui Costa (PT) — que seriam destinados para a requalificação de estradas e investimentos em Educação e Saúde. [Leia mais...]

MK volta a comentar veto de empréstimo ao governo Rui: \'Se Paulo Azi quiser ajudar, acho ótimo\'

Foto: Agecom/ Prefeitura de Salvador

Por: Matheus Morais no dia 20 de julho de 2017 às 08:45

Atualizado: no dia 20 de julho de 2017 às 08:59

Mário Kertész voltou a compartilhar na Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (20), sua indignação com a atitude do presidente Michel Temer (PMDB), revelada a ele em conversa com o senador Otto Alencar (PSD). MK relembrou ter ouvido de Otto que Temer decidiu suspender a liberação de recursos para o governo de Rui Costa (PT) — que seriam destinados para a requalificação de estradas e investimentos em Educação e Saúde.

'Ontem eu aqui fiz um comentário sobre essas idas e vindas do governo. O presidente Temer, inclusive, com intermediação do nosso querido senador Otto Alencar, resolveu fazer uma compensação aos estados nordestinos, que não foram beneficiados, como deveriam ter sido. A exemplo do governo de São Paulo, Rio Grande do Sul... Todos absolutamente com dívidas astronômicas e a Bahia não teve esse problema, porque já há muito tempo, vinha com as finanças sanadas. Vários pedidos de empréstimos internacionais, em condições excepcionais, estavam retidos no Governo Federal, por causa do ajuste fiscal. Desde a epoca de Joaquim Levy [ex-ministro da Fazenda do governo de Dilma Rousseff] que não liberava para não aumentar o endividamento da União. Se bem que o endividamento era do Estado. Desta vez, o presidente Temer chegou a autorizar o Banco do Brasil a fazer um empréstimo para Educação, Saúde e estradas para o governo da Bahia, dentro do limite de endividamento do Estado, que tem a saúde financeira absolutamente boa. Chegou a sair no Diário Oficial essa determinação', explicou MK.

Porém, MK relembrou um telefonema dado pelo chefe da Casa Civil de Temer, Eliseu Padilha, dizendo o seguinte: 'Lamento informar, mas por ordem superior, aquele empréstimo não será concedido'. 'Otto pegunta: mas como por ordem superior?', prosseguiu.

Ainda de acordo com MK, o entendimento de Otto é de que houve pressão por parte do Democratas e do prefeito ACM Neto para impedir o envio dos recursos para a Bahia. 'Neto quando saiu daqui, disse que ia jantar com o presidente Temer. Neto negou que tivesse feito pressão. Não é o que Otto diz e não é o que todo mundo diz. Ontem o deputado Paulo Azi (DEM) disse que o discurso raivoso de Otto atrapalha o diálogo com o governo', comentou.

'Eu tratei do BRT com o ministro Gilberto Kassab, que na época era o ministro das Cidades. ACM Neto estava aqui no estúdio e eu deixei ele numa situação que ele até não quis dar entrevista para a gente, essa assinatura aconteceu até quando Geddel Vieira Lima estava como ministro de Temer. Meu amigo Paulo Azi, de quem eu gosto muito, sabe que essa coisa de perseguição e boicote não é assim. Essa especialidade era dele, de ACM 'O original'. Ele que dizia que governador e prefeito tinham que ser do mesmo partido para facilitar. Se Paulo Azi está querendo ajudar, acho ótimo. O pessoal fica preocupado com as eleições do próximo ano. Vamos parar com essa ziquizira', completou.

Ouça: