Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Temer diz que o Código Penal foi 'reinventado' por Janot: 'Denúncia por ilação'

Política

Temer diz que o Código Penal foi 'reinventado' por Janot: 'Denúncia por ilação'

Durante o pronunciamento realizado na tarde desta terça-feira (27), o presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que está sendo vítima de uma 'infâmia de natureza política', se referindo a denúncia encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador geral da República Rodrigo Janot. [Leia mais...]

Temer diz que o Código Penal foi 'reinventado' por Janot: 'Denúncia por ilação'

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Por: Luiza Leão no dia 27 de junho de 2017 às 16:09

Durante o pronunciamento realizado na tarde desta terça-feira (27), o presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que está sendo vítima de uma 'infâmia de natureza política', referindo-se à denúncia encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O presidente disse ainda que: 'reiventaram o Código Penal e incluíram uma nova categoria, a denúncia por ilação'. De acordo com o presidente, isso significa que as denúncias com base na delação dos empresários da JBS foram baseadas em meras deduções. 'Eu fui denunciado por corrupção passiva. Notem, corrupção passiva, a essa altura da vida, sem sequer ter recebido valores ou participado de acertos. Isso é o que vale. Onde estão as provas concretas de recebimento desses valores? Inexistem. Eu percebo que reinventaram o código penal e incluíram uma nova categoria, a denuncia por ilação. Se alguém cometeu um crime e eu o conheço, ou quem sabe se eu tirei uma foto ao lado de alguém, logo a ilação é que eu sou também criminoso. Abriu-se, portanto, um precedente perigosíssimo em nosso direito. Esse tipo de trabalho trôpego permite as mais variadas conclusões sobre pessoas de bem e honestas', falou o presidente.