Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

STF autoriza inquérito sobre Aécio para investigar lavagem de dinheiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Maro Aurélio Mello determinou nesta quinta-feira (22) a abertura de mais um inquérito para investigar o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), sob suspeita de lavagem de dinheiro. O inquérito tem como base a delação premiada da JBS. [Leia mais...]

STF autoriza inquérito sobre Aécio para investigar lavagem de dinheiro

Foto: Lula Marques/Agência PT

Por: Matheus Simoni no dia 22 de junho de 2017 às 19:31

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Maro Aurélio Mello determinou nesta quinta-feira (22) a abertura de mais um inquérito para investigar o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), sob suspeita de lavagem de dinheiro. O inquérito tem como base a delação premiada da JBS. Ele também autorizou o envio de investigações sobre a irmã e um primo do senador para a primeira instância da Justiça Federal em São Paulo.

Com esse novo processo, Aécio Neves acumula nove inquéritos no STF - sendo 5 pela delação da Odebrecht. O inquérito vai apurar suspeitas dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, levantadas a partir das delações da JBS e das investigações do primeiro inquérito contra o senador aberto a partir dos depoimentos de Joesley Batista, um dos donos da empresa.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), as investigações apontam que Aécio e sua irmã, Andrea Neves, teriam pedido R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista para supostamente pagar advogados de defesa do senador. Esta nova investigação vai apurar operações financeiras que, segundo a PGR, são suspeitas de terem sido realizadas para mascarar a suposta origem ilícita destes R$ 2 milhões.