Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Política

Janot desiste de concorrer a terceiro mandato de procurador-geral da República

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não deverá concorrer ao terceiro mandato e deixará o cargo em 17 de setembro. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, pelo menos oito subprocuradores-gerais da República são candidatos para sucedê-lo. [Leia mais...]

Janot desiste de concorrer a terceiro mandato de procurador-geral da República

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Matheus Simoni no dia 24 de maio de 2017 às 19:57

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não deverá concorrer ao terceiro mandato e deixará o cargo em 17 de setembro. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, pelo menos oito subprocuradores-gerais da República são candidatos para sucedê-lo. Os candidatos são: Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago de Brito Pereira, Ela Wiecko, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino, Raquel Dodge e Sandra Cureau.

Os candidatos disputam uma das vagas da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A relação é formada pelos votos dos 1.300 procuradores do país, entre os quais estão integrantes ativos e aposentados do Ministério Público. A eleição está marcada para a última semana de junho e será encaminhada à Presidência da República, a quem cabe nomear o procurador-geral.

O presidente não tem a obrigação de indicar um dos três mais votados. Porém, é o que tem sido feito desde 2003 -a lista começou em 2001 e não tem, no entanto, previsão constitucional.