Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 14 de abril de 2024

Política

Renan rebate acusações e afirma que investigações da Lava-Jato são "intocáveis"

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou uma nota nesta quinta-feira (26) e rebateu as acusações de obstrução no andamento das investigações da Operação Lava Jato. Ele foi flagrado em conversas com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, falando sobre uma mudança na lei que trata da delação premiada. [Leia mais...]

Renan rebate acusações e afirma que investigações da Lava-Jato são "intocáveis"

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Por: Matheus Simoni no dia 26 de maio de 2016 às 15:40

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou uma nota nesta quinta-feira (26) e rebateu as acusações de obstrução no andamento das investigações da Operação Lava Jato. Ele foi flagrado em conversas com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, falando sobre uma mudança na lei que trata da delação premiada. De acordo com o senador, as investigações no âmbito da Lava Jato "intocáveis".

Ainda de acordo com a nota, Renan afirma que ele não "tomou nenhuma iniciativa ou fez gestões para dificultar ou obstruir" as apurações da operação.

O peemedebista declarou ainda que procura não se responsabilizar por críticas a autoridades, como o ministro Teori Zavascki, que aparecem sendo atacados na conversa com Machado, ou do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Porém, nos diálogos, Renan e Machado aparecem chamando Janot de "mau caráter". "O senador não pode se responsabilizar por considerações de terceiros sobre pessoas, autoridades ou o quadro político nacional", diz a nota. E acrescenta: "O senador reafirma ainda que suas opiniões sobre aprimoramentos de legislação foram e continuarão públicas. Não apenas ao tema mencionado nos diálogos, mas também na defesa de que a pena para delações não confirmadas sejam agravada".