Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Empresário e contador são presos em ação que visa combater sonegação fiscal

Brasil

Empresário e contador são presos em ação que visa combater sonegação fiscal

O empresário Otoniel Leal Andrade Júnior e o contador José Humberto Lira de Almeida foram presos nesta quinta-feira (19) durante a Operação Beton, deflagrada pela força-tarefa do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e Ministério Público do Estado (MPBA) [Leia mais...]

Empresário e contador são presos em ação que visa combater sonegação fiscal

Foto: Alberto Maraux/ SSP/ Divulgação

Por: Luiza Leão no dia 19 de outubro de 2017 às 16:31

O empresário Otoniel Leal Andrade Júnior e o contador José Humberto Lira de Almeida foram presos nesta quinta-feira (19) durante a Operação Beton, deflagrada pela força-tarefa do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e Ministério Público do Estado (MPBA). Segundo o balanço da operação, as empresas envolvidas têm um débito de R$ 73 milhões. Além do empresário e do contador, também foram presos José Alberto Cardoso e seu filho Raul Gois Cardoso, dono da rede de academias Well e do trio carnavalesco Concremassa.

“Cumprimos 11 mandados de busca e apreensão. Nós apreendemos principalmente documentos impressos, contratos sociais, computadores e materiais eletrônicos, para reforçar as provas de que essas empresas utilizam vários tipos de fraudes, cometendo crimes fiscais”, destacou o delegado Marcelo Sanfront.

As investigações apontam que no esquema os grupos criavam empresas e utilizavam interposição fictícia de pessoas. Quando a dívida fiscal aumentava, eles abandonavam as empresas em nome de ʹlaranjasʹ e abriam outras, como se não tivessem dívidas no mercado. Mais de 20 ʹlaranjasʹ sem poder econômico estão envolvidos no esquema. De acordo com levantamento, 14 empresas foram criadas pelo esquema.

Se condenados, os empresários e o contador vão responder por crime contra ordem tributária, associação criminosa e lavagem de dinheiro.