Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Walking Dead II na Bahia

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (4), a operação "Walking Dead II", que tem como objetivo desarticular uma quadrilha criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários nos municípios de Salvador, Jacobina e Ourolândia. [Leia mais...]

Polícia Federal deflagra 2ª fase da Operação Walking Dead II na Bahia

Foto: Divulgação/PF

Por: Matheus Simoni no dia 04 de agosto de 2015 às 14:58

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (4), a operação "Walking Dead II", com o objetivo desarticular uma quadrilha criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários nos municípios de Salvador, Jacobina e Ourolândia. De acordo com a investigação, os membros da quadrilha apresentavam diversos documentos falsos (certidões de óbito, certidões de casamento, carteiras de trabalho com vínculos empregatícios falsos, entre outros) para as Agências da Previdência Social. Dessa forma, era possível obter os benefícios de forma fraudulenta.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, o prejuízo estimado causado aos cofres do INSS, até o momento, é de mais de R$ 1,6 milhões. A operação conta com 25 policiais federais e oito servidores do Ministério da Previdência, que estão cumprindo seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva nas três cidades.

No ano passado, na primeira fase da operação, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Jacobina, Ourolândia e Umburanas, todos no interior da Bahia. Ao todo, nove pessoas foram interrogadas e indiciadas pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público.