Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

PF deflagra operação para combater o contrabando de cigarros na Bahia

Denominada de Operação Solana a ação cumpre 11 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Jequié, Itapetinga e Teixeira de Freitas, todos na Bahia. [Leia mais...]

PF deflagra operação para combater o contrabando de cigarros na Bahia

Foto: Divulgação / PF

Por: Milene Rios no dia 16 de março de 2017 às 08:31

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (16), uma operação para combater os crimes de contrabando de cigarros e de lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa instalada no sul da Bahia. Denominada de Operação Solana a ação cumpre 11 mandados de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Jequié, Itapetinga e Teixeira de Freitas, todos na Bahia. 

Segundo a Polícia Federal, as investigações duraram cerca de um ano e tiveram início a partir de prisões em flagrante de integrantes do grupo investigado, que efetuavam o transporte de cigarros contrabandeados do Paraguai em veículos de passeio. A partir dessas prisões, foram identificados os principais integrantes do grupo, que utilizavam inclusive carretas para contrabandear os cigarros na Bahia. Também foi identificada uma grande quantidade de receptadores, que adquiriam as mercadorias dos transportes e realizavam a venda no comércio local. 

Durante as investigações, mais de 1 milhão de maços de cigarros, de diversas marcas, foram apreendidos. Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 334 do Código Penal (Contrabando), 2º da Lei n. 12.850/13 (Organização Criminosa) e 1º da Lei n. 9.613/98 (Lavagem de Dinheiro). O nome da operação é referência à família Solanaceae, à qual pertence o tabaco.

De acordo com a PF, uma pesquisa do DESF (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), o cigarro representa quase 70% do contrabando que entra no Brasil, e somente com esse produto deixam de ser arrecadados cerca de R$ 4,5 bilhões em impostos. O Contrabando entra no país principalmente pela região de Foz do Iguaçu e distribuído para todos os estados.