Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Após postagens no Facebook, homem é preso no Rio por suspeita de terrorismo

O brasileiro Chaer Kalaun, 28 anos, foi preso pela Polícia Federal do Rio de Janeiro na noite da última quarta-feira (27), por suspeita de envolvimento com grupos terroristas. [Leia mais...]

Após postagens no Facebook, homem é preso no Rio por suspeita de terrorismo

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por: Luiza Leão no dia 28 de julho de 2016 às 15:17

O brasileiro Chaer Kalaun, 28 anos, foi preso pela Polícia Federal do Rio de Janeiro na noite da última quarta-feira (27), por suspeita de envolvimento com grupos terroristas. A prisão foi determinada após a descoberta de publicações no seu perfil em uma rede social. O advogado do jovem, Edson Ferreira, declarou em entrevista ao G1, que Kalaun não tem nenhum vínculo com o Estado Islâmico.

“Não há uma acusação básica, uma acusação completa, uma acusação definida. Apenas há suposições de que ele teria feito postagens no Facebook, postagens de ligações e até com relação ao Estado Islâmico, mas que não tem nada objetivo com relação a ele. Ele não tem qualquer vinculação com o Estado Islâmico. Ele não tem ligação nenhuma, o que chamam por aí de batismo. Então, não estaria recrutando, não estaria trazendo pessoas, não estaria colaborando e não estaria incentivando projetos do Estado Islâmico”,explicou o advogado.

Brasileiro e neto de libaneses, o investigado tem antecedentes criminais. Em 2014, foi preso por porte ilegal de armas, mas pouco tempo depois pode responder em liberdade. Desde que a Polícia Federal iniciou a “Operação Hashtag”, no dia 21 de julho, 12 pessoas já foram presas e 19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.