Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Internacional

Macron tenta convencer Trump a manter acordo com Irã

o presidente francês também tem o desafio de convencer Trump a se manter na luta contra as mudanças climáticas. [Leia mais...]

Macron tenta convencer Trump a manter acordo com Irã

Foto: Shealah Craighead/Tha White House Photo

Por: Marina Hortélio no dia 23 de abril de 2018 às 21:32

O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou hoje em Washington. Apelidado de “encantador de Trump” pela tática de aproximação com o mandatário americano, na viagem, o francês tem a missão de convencer o governo dos Estados Unidos a manter o acordo nuclear com o Irã.

O pacto, que prevê a suspensão de sanções impostas ao país árabe, foi negociado pelo ex-comandante dos EUA, Barack Obama. Sucessor do democrata, o republicano deseja desfazer o acerto. Segundo a folha, Macron, já afirmou não ter um "plano B" para o tratado.

Ainda segundo a publicação, o presidente francês também tem o desafio de convencer Trump, que já se mostrou despreocupado com o clima, a se manter na luta contra as mudanças climáticas. O governante definiu, em junho de 2017, a saída dos EUA do acordo de Paris, um compromisso internacional com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global.