Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Internacional

UE proíbe importação de frango de 20 frigoríficos brasileiros

O embargo via entrar em vigor 15 dias após a decisão ser oficialmente publicada. [Leia mais...]

UE proíbe importação de frango de 20 frigoríficos brasileiros

Foto: Divulgação/Arquivo/Agência Brasil

Por: Marina Hortélio no dia 19 de abril de 2018 às 16:21

A União Europeia anunciou hoje que vai proibir a importação de frango de 20 frigoríficos brasileiros. O embargo vai entrar em vigor 15 dias depois da decisão ser oficialmente publicada. O bloco já havia reforçado as medidas sanitárias contra o Brasil em março de 2017, quando a operação Carne Fraca foi deflagrada.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, entre os 20 estabelecimentos que vão ser afetados pelo embargo 12 são da BRF e oito de outras empresas. A União Europeia alega que, para serem liberadas, as unidades devem "construir um histórico de conformidade com as normas da UE".

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e tem a Europa como maior coprador. O bloco econômico importa, em toneladas, 7,5% da ave exportada pelo país. A UE é responsável por 11% da receita gerada pela exportação da carne aviária. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou ontem que o Brasil vai recorrer à OMC (Organização Mundial de Comércio) contra as restrições à carne brasileira pela União Europeia.