Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Internacional

Blogueira muçulmana dá resposta sobre armas nucleares e assunto viraliza

Convidada para falar de moda e do seu novo livro em um programa de notícias de Chicago, a blogueira Hoda Katebi, criadora do site JooJoo Azad, acabou tendo que mudar o assunto de moda sobre o "orientalismo ocidental" (pessoas que têm cultura oriental, mas vivem no ocidente) e os códigos de vestimenta do Irã, para armas nucleares. [Leia mais...]

Blogueira muçulmana dá resposta sobre armas nucleares e assunto viraliza

Foto: Reprodução

Por: Luiza Leão no dia 16 de fevereiro de 2018 às 15:01

Convidada para falar de moda e do seu novo livro em um programa de notícias de Chicago, a blogueira Hoda Katebi, criadora do site JooJoo Azad, teve que mudar o tema "orientalismo ocidental" (pessoas que têm cultura oriental, mas vivem no ocidente) e os códigos de vestimenta do Irã, para armas nucleares.

"Vamos falar sobre armas nucleares. Alguns de nossos telespectadores podem dizer que não podemos confiar no Irã”, disse a apresentadora. Hoda, que estudou relações internacionais na Universidade de Chicago, viralizou com a sua resposta bem articulada sobre o assunto: “Eu acho que nós não podemos confiar nesse país. Sou pacifista e não acredito em violência, mas também, quando olhamos para o legado do imperialismo e colonização no Oriente Médio, vemos o legado deste país e de toda a violência que ele, além de criar, também capacitou. Muitas das armas no Oriente Médio são trazidas dos Estados Unidos", disparou a jovem nascida em território americano, mas que é muçulmana com descendência iraniana.

A âncora do programa ainda rebateu: "Muitos americanos podem levar isso como uma ofensa. Você é norte-americana, mas não soa como uma". Só que Hoda replicou: "É porque eu leio. É muito importante que olhemos através das narrativas simplistas que nos contam, não importa se sobre mulheres muçulmanas ou o legado deste país". Apesar de o assunto ser mudado, em seu blog a jovem descreveu o ocorrido.

"Eu honestamente deveria ter questionado o porquê de ela achar que foi ok fazer esse comentário ridículo e fingir que foi uma pergunta (mas acho que estava animada demais para responder à questão)". E acrescentou: "ʹVocê não soar como uma norte-americanaʹ pode ser nocivo para os julgamentos que fazem a mulheres muçulmanas no país, reforçando o estereótipo de estrangeira".