Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Internacional

Submarino argentino explodiu em menos de um segundo, diz relatório dos EUA

O submarino argentino que desapareceu no último dia 15, o ARA San Juan, explodiu em menos de um segundo e todos os 44 tripulantes morreram de forma instantânea, de acordo com um relatório elaborado pelo Escritório de Inteligência Naval da Marinha dos EUA, obtido pelo jornal La Nación. [Leia mais...]

Submarino argentino explodiu em menos de um segundo, diz relatório dos EUA

Foto: Martin Otero/Base Naval de Mar del Plata

Por: Laura Lorenzo no dia 11 de dezembro de 2017 às 15:30

O submarino argentino que desapareceu no último dia 15, o ARA San Juan, explodiu em menos de um segundo e todos os 44 tripulantes morreram de forma instantânea, de acordo com um relatório elaborado pelo Escritório de Inteligência Naval da Marinha dos EUA, obtido pelo jornal La Nación.

Segundo o documento, o especialista em acústica Bruce Rule analisou sinais detectados pelo equipamento de monitoramento no Atlântico, a 30 milhas da última localização reportada pelo ARA San Juan, e concluiu que o submarino sofreu um colapso letal e liberou cerca de 5,7 toneladas de TNT a 380 metros de profundidade.

A informação não foi confirmada pelo chefe de comunicações da Marinha argentina, capitão Enrique Balbi, mas ele afirmou ao jornal que o relatório é mais um indício do que aconteceu. "Não descartamos nada. Não deixa de ser o relatório de um analista, especialista em ruído", disse. "Nós levamos isso em consideração. É mais uma indicação que é levada em conta, mas, no momento, não há nada concreto", disse.