Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Chile: eleição presidencial acontece neste domingo; Piñera lidera

Internacional

Chile: eleição presidencial acontece neste domingo; Piñera lidera

A população do Chile vai escolher neste domingo (19) seu novo presidente na sétima eleição desde o retorno da democracia, em 1990. [Leia mais...]

Chile: eleição presidencial acontece neste domingo; Piñera lidera

Foto: José Manuel de la Maza/ Presidência do Chile

Por: Matheus Morais no dia 19 de novembro de 2017 às 12:33

A população do Chile vai escolher neste domingo (19) seu novo presidente na sétima eleição desde o retorno da democracia, em 1990. As pesquisas apontam a liderança do empresário bilionário, Sebastián , de centro-direita, que governou o pais de 2010 a 2014.

Na ultima pesquisa publicada pelo do instituto Cadem, Piñera teria 45% da intenção de voto – o dobro dos 23% obtidos pelo segundo colocado, o senador Alejandro Guillier, candidato de Bachelet. Além de Guillier, três outros candidatos representam a antiga coalizão de centro-esquerda Concertación (que em português significa pacto), que foi rebatizada de Nova Maioria em 2013. Desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), ela elegeu todos os governos, com exceção de um: o do próprio Piñera.

A jornalista Beatriz Sanchez é a terceira colocada nas pesquisas, com 14% das intenções de voto. Bachelet, que concluiu seu primeiro mandato em 2010 com um índice de aprovação de 80%, deixará o governo em março e conta atualmente com 32% de popularidade.