Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Planeta com temperatura similar à da Terra é descoberto próximo ao sistema solar

Internacional

Planeta com temperatura similar à da Terra é descoberto próximo ao sistema solar

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um planeta com tamanho e temperatura similares ao da Terra, situado a apenas 11 anos-luz do sistema solar. A informação foi divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) nesta quarta-feira (15). [Leia mais...]

Planeta com temperatura similar à da Terra é descoberto próximo ao sistema solar

Foto: Divulgação

Por: Matheus Simoni no dia 15 de novembro de 2017 às 18:35

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um planeta com tamanho e temperatura similares ao da Terra, situado a apenas 11 anos-luz do sistema solar. A informação foi divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) nesta quarta-feira (15).

Batizado de Ross 128 b, o planeta é o mais próximo já descoberto que orbita em torno de uma estrela anã vermelha inativa. Segundo os astrônomos, esse fator pode aumentar a probabilidade de reunir as condições necessárias para abrigar vida, de acordo com estudo publicado pela revista Astronomy & Astrophysics.

A equipe responsável pela descoberta utilizou o caçador de planetas Harps (motor de busca de alta precisão por velocidade radial) da ESO, instalado no Observatório La Silla, do Chile.

O novo planeta é agora o segundo com temperatura similar à Terra mais próximo - após Proxima b - e será, de acordo com o observatório, um alvo perfeito para o telescópio ELT (Extremely Large Telescope) do ESO, capaz de buscar biomarcadores na sua atmosfera.

Segundo as observações feitas até agora, o exoplaneta de baixa massa orbita em torno da estrela anã vermelha Ross 128 a cada 9,9 dias, e espera-se que tenha temperatura superficial que pode ser similar à da Terra.