Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Internacional

Arábia Saudita emite ordem para que cidadãos deixem o Líbano

O governo da Arábia Saudita ordenou nesta quinta-feira (9) que seus cidadãos deixem o Líbano imediatamente. A informação foi divulgada pela agência de notícias internacional Associated Press. A determinação vale para residentes ou visitantes. [Leia mais...]

Arábia Saudita emite ordem para que cidadãos deixem o Líbano

Foto: AP

Por: Matheus Simoni no dia 09 de novembro de 2017 às 14:38

O governo da Arábia Saudita ordenou nesta quinta-feira (9) que seus cidadãos deixem o Líbano imediatamente. A informação foi divulgada pela agência de notícias internacional Associated Press. A determinação vale para residentes ou visitantes. O episódio reflete mais um capítulo da crise entre os dois países. Há mais de uma década, o Líbano é marcado por uma divisão profunda entre o campo liderado pelo primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, um sunita apoiado pela Arábia Saudita, e aquele liderado pelo Hezbollah xiita, apoiado pelo regime sírio e pelo Irã.

A Arábia Saudita, de maioria sunita, e o Irã, xiita, conduzem uma guerra de influência na região. No último sábado (4), Hariri anunciou sua renúncia direto da Arábia Saudita. Durante um pronunciamento, ele afirmou que temia que fosse morto. Hariri fez esse anúncio durante uma visita à Arábia Saudita, em que acusou a organização xiita Hezbollah e seu aliado Irã de ter \"o controle\" do Líbano. Desde então, ele não foi visto no Líbano.